O Flamengo, nos últimos anos venceu diversos títulos em sequência, e quando isso não acontece, há uma grande pressão e críticas de todos os lados. Após ter vencido a Libertadores e a Copa do Brasil no ano passado, os torcedores do Flamengo tinham expectativas elevadas para esta temporada, esperando conquistar mais troféus. No entanto, devido a um planejamento inadequado, o clube enfrentou diversos vexames e chegou ao segundo semestre com eliminação na Libertadores, longe da disputa pelo título no Campeonato Brasileiro e enfrentando o São Paulo na final da Copa do Brasil.
Jorge Sampaoli, o treinador, enfrentou críticas e pressão significativa, com relatos de que não tinha uma boa relação com a maioria dos jogadores e quase foi demitido recentemente. A vitória sobre o Botafogo aliviou um pouco essa pressão sobre o técnico, que agora respira e foca na final que está por vir,
Antes da final da Copa do Brasil, o Flamengo tem um jogo do Brasileirão contra o Athletico-PR. Sampaoli planeja fazer testes na equipe para esse jogo, e escalará o goleiro Rossi como titular. Vale destacar que Rossi chegou ao clube há algum tempo e ainda não fez sua estreia.
Quanto ao o goleiro Santos, que foi titular nas conquistas do Flamengo em 2022, Sampaoli decidiu que ele não participará mais da temporada. Matheus Cunha é o goleiro titular, e Rossi foi escolhido como segunda opção, não havendo espaço para uma disputa com outro arqueiro.