Em uma emocionante entrevista coletiva concedida em Melbourne, antes do treinamento da seleção brasileira, a jogadora Marta se mostrou confiante e determinada em relação ao duelo decisivo contra a Jamaica, válido pela última rodada do Grupo F da Copa do Mundo.
Marta, que é referência no futebol feminino e a maior jogadora da história, chorou ao falar sobre seu papel na evolução do esporte. Ela destacou como sua geração abriu portas para a igualdade e como hoje as mulheres têm suas próprias referências no futebol, algo que antes não existia.
“Eu não costumo a pensar na Marta. Sabe o que é legal? Eu não tinha uma ídola no futebol feminino. Vocês (imprensa) não mostravam o futebol feminino. Como eu ia entender que eu poderia ser uma jogadora, chegar à seleção, sem ter uma referência? Hoje a gente sai na rua e os pais falam. “Minha filha quer ser igual a você”. Hoje temos nossas próprias referências. Não teria acontecido isso sem superar os obstáculos. É uma persistência contínua.”, afirmou a camisa 10.
Sobre a partida contra a Jamaica, Marta foi enfática em afirmar que o Brasil irá vencer novamente, assim como aconteceu nas Copas anteriores. O jogo tem ares de mata-mata, já que o Brasil precisa da vitória para avançar na competição, e a atleta se mostrou preparada para jogar os 90 minutos, caso seja necessário.
“Estou tão focada na partida que não parei para pensar que esta pode ser minha última coletiva em uma Copa do Mundo, porque não vai ser. Estou confiante e acredito que vamos seguir na competição. A Marta de 2007 tem mais experiência. Tenho que pensar mais como agir em campo, porque eu era mais rápida, né? Com toda essa experiência, vou tentar de alguma forma, tanto dentro de campo, como fora, mostrar que somos capazes de vencer a Jamaica novamente. Aconteceu em 2007, aconteceu em 2019 e vai acontecer amanhã, assim espero.”, disse de forma confiante.
A Seleção Brasileira ocupa o terceiro lugar no Grupo F, com três pontos, enquanto a Jamaica é a segunda colocada, com quatro pontos. Ambas as equipes estão na disputa por uma vaga na próxima fase. A partida decisiva está marcada para quarta-feira, às 7h, e será transmitida pela TV Globo, SporTV e ge.